19 de out. de 2015

Projeto Vamos Juntas?

"Na próxima vez que estiver em uma situação de risco, observe: do seu lado pode estar outra mulher passando pela mesma insegurança. Que tal irem juntas?" 

Essa pode parecer uma ideia simples, mas foi dela que nasceu um movimento muito importante e conhecido: o Vamos Juntas?, criado pela jornalista Babi Souza. Tudo começou com uma conversa entre ela e a amiga Vika Schmitz, com quem ela criou uma imagem para postar em seu facebook pessoal. Logo o movimento cresceu, e Babi criou uma página destinada somente a ele, que hoje tem 226.869 seguidores e o apoio de mulheres do Brasil inteiro.



O objetivo do projeto é fazer com que mulheres, que se conheçam ou não, andem juntas para evitar perigos, criando um elo de proteção. Diariamente, a página recebe relatos de mulheres que graças ao movimento ajudaram outras mulheres que encontravam muitas vezes em situações que poderiam representar perigo. Uma pesquisa feita por duas meninas da Faculdade Estácio, em Recife, e respondida por 8 mil mulheres constatou que 91.2% das pessoas que acompanham o movimento mudaram a atitude delas com relação às outras mulheres por conta do Vamos Juntas?, e 76,1%  se sentiram mais seguras ao transitarem pela rua após conhecerem o projeto.

Através de visitas à página, conheci outro projeto que também é super legal, o Absorve Essa. Coisas que nós ouvimos sempre por aí sobre gênero e igualdade são retratadas de uma forma irônica e descontraída pela página. O projeto é de seis estudantes de Publicidade e Propaganda que acham que a descontração pode ser uma boa forma para tratar de assuntos pertinentes como esses sem que eles percam sua relevância.

Enfim, o Vamos Juntas? é um movimento lindo e super importante, pois só nos unindo, nós mulheres conseguiremos construir o mundo dos nossos sonhos, onde poderemos andar sozinhas sem medo. Por isso resolvi compartilhar com vocês. Espero que tenham gostado, e que se juntem ao movimento! Também espalhem para as amigas, primas, tias, irmãs, mães, enfim, todas que possam precisar do projeto! Bjos!

2 comentários:

  1. Esse projeto é muito legal, né?
    Eu postei no meu blog falando sobre ele também logo que as gurias começaram.
    Utilidade pública hahaha

    beijos
    http://apenasimagine.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Achei o projeto incrível,assim poderemos nos sentir mais seguras,atitudes como essas me fazem ver que juntos temos uma força maior,que bom que ainda existem pessoas que se importam com o próximo,isso me deixa muito contente :D
    Beijos ^.^ vou acompanhar o projeto a partir de hoje <3

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, vamos ler, e responde-los! Obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dois Jeitos de Ser - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Daiane Santos ¬ Vitória Alves.
Tecnologia do Blogger.