21 de mar. de 2016

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Olá pessoal? O DJS nos últimos dias estava desatualizado pois tanto eu, quanto a Vitória, estávamos enfrentando dificuldades para conciliar o blog, a vida pessoal e a escola. Resolvemos então, dar essa pausa e com a nossa volta, trouxemos novidade: a partir de hoje, o DJS terá posts semanais de opinião. Quem me acompanha no Facebook sabe que adoro falar sobre temas polêmicos e aqui terei mais abertura (e espaço!) para argumentar e dissertar  sobre os tais. Já que agora está tudo esclarecido, vamos aos temas de hoje: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.
Parece estranho falar sobre discriminação racial nos tempos atuais. Deduz-se que, em um mundo cada vez mais conectado e informado, as pessoas já tem discernimento para saber que não existe outra raça a não ser a humana, e que as diferentes tonalidades de cores de pele não significam que um ser humano será melhor ou pior que outro. Entretanto, atualmente, a globalização não dá esse resultado, ao invés disso, fortalece cada vez mais essa discriminação. Exemplo disso, é a repercussão da imagem abaixo, que foi denunciada inúmeras vezes na rede social Facebook por nudez.


Diariamente, inúmeras pessoas são julgadas por sua cor de pele ou tipo de cabelo. Outras tantas, são reprimidas e obrigadas a se submeter a um padrão de beleza que tortura e machuca o seu corpo e o seu psicológico. Diante desse panorama, faz-se necessário a nós, negros e negras, a aceitação. Inicialmente de coisas simples e fortes como: se auto afirmar negro(a) e até se tornar militante contra a discriminação racial.
 E nesse dia tão importante e pouco divulgado, cabe a todos a reflexão. Esse dia é especialmente para refletirmos sobre o preconceito racial e discriminação racial. Além disso, para a promoção dessa data, para que ela se torne divulgada e que o seu real significado seja reconhecido.

2 comentários:

  1. Pois é Day,hoje estamos cada vez mais encontrando caminhos que não agregam em nada na convivência,prova disso é a discriminação racial que acontece de forma tão expansiva e ninguém toma as providências cabíveis,ou,quando toma,são muito poucas e ineficientes.Esse dia deve ser divulgado,assim como tantos outros,a fim de fazer a sociedade enxergar que somos todos iguais e que não é justo julgar ou humilhar alguém por sua cor de pele.
    Adorei seu texto e achei que a ideia de ter uma discussão semanal é ótima,ajuda a expandir os horizontes e encontrar outras maneiras de pensar sobre um mesmo assunto :)
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comentário <3 <3 <3
      Pois é, Jenny! Seria perfeito se as pessoas pensassem como você, ou pelo menos parecido. Adorei saber que você gostou da proposta. ;)

      Excluir

Obrigada por comentar, vamos ler, e responde-los! Obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dois Jeitos de Ser - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Daiane Santos ¬ Vitória Alves.
Tecnologia do Blogger.