6 de ago. de 2015

Dicas de organização: Estudos

Oi galera? Espero que vocês estejam super bem! Acredito que quem acompanha o DJS sabe que tanto eu quanto a Vii fazemos parte do grupo Blogs Up no Facebook. Recentemente, um dos administradores lançaram o Projeto 121. Que é um projeto que consistem em 121 sugestões para blogagem sem prazo e de acordo com os gostos do participante. Legal né? Então hoje eu vou começar a participar do projeto com a sugestão 47(Dê dicas de estudos).


Se tem uma coisa que eu acho muito importante é organização nos estudos. Há alguns meses atrás eu achava isso uma besteira! Para falar a verdade eu nunca estudei! Nunca estudei como a maioria das pessoas fazem que é passar horas estudando uma matéria para realizar uma prova. Eu nunca fiz isso. O que eu sempre fiz foi prestar muita atenção nas aulas e isso para mim já era importante. Mas, ano passado eu resolvi minha primeira prova do ENEM. E desde deste dia tudo mudou! Eu percebi que prestar atenção somente nas aulas não funcionava tanto assim! Até por que eu não sou o Google para lembrar de tudo né? Então eu comecei a desenvolver algumas formas para conseguir me organizar melhor nessa parte tão importante da minha vida. E hoje eu resolvi compartilhar com vocês. E então? Vamos deixar de tanta conversa e vamos as dicas?

1. Caderno de Organização
Se tem uma coisa que me ajudou muito tanto nos estudos quanto em outras partes da vida foi o caderno de organização. Com ele, minha vida ficou simplificada e bem mais organizada e produtiva! Eu até compartilhei com vocês aqui no DJS, se você não viu é só clicar aqui e vocês conhecem um pouco sobre o meu caderno de organização.



'Mas, Day em que o caderno de organização ajuda de fato?' Se você é que nem eu que sabe que tem que fazer algo e quando é para fazer simplesmente esquece ou fica procrastinando, o caderno de organização é justamente para você! E nos estudos é basicamente a mesma coisa, o caderno vai te ajudar a gerir melhor o seu tempo e fazer com que você cumpra com suas tarefas e tenha tempo suficiente para estudar.

2. Administre seu tempo
Agora é a hora de administrar o seu dia. Todos sabem que um dia tem 24 horas certo? Então não adianta dizer que queria que o dia tivesse 48 horas por que não adianta, ele não vai ter! E mesmo que ele tivesse 48 horas, se você é uma pessoa que não organiza o seu tempo não adiantaria de nada essas 48 horas!



Portanto, a dica é rápida e fácil: coloque no papel a sua rotina. Simples assim! 'Ah, Day! Mas eu não sei como escrever a minha rotina! Não sei como e o que escrever.'  Então, vai dar um pouco mais de trabalho, mas é simples também! Pegue algumas folhas de caderno e escreva durante uma semana tudo o que você faz no dia a dia. Depois de uma semana leia o que escreveu, e pense se durante as quatro semanas do mês seu horário sofre alguma alteração. Se sofrer, creio que serão poucas então está ai a sua rotina! Agora é só procurar um espacinho na sua rotina e acrescentar o horário de estudar.

3. Cronograma de estudos
Depois de você ter o seu caderno de organização e de administrar o seu tempo, agora é a hora de montar o seu cronograma de estudos. Quando eu estava montando o meu, dei uma pesquisada bastante para saber a melhor forma de construir o meu de uma forma prática e que ficasse fácil de cumprir e não procrastinar.

O meu cronograma foi projetado para iniciar os estudos as 20:00hrs e finalizar as 22:00hrs. Pois, na minha rotina só tenho tempo neste horário. O segundo passo para a construção do cronograma foi separar as matérias por Grupos: Grupo A (Prioridade), Grupo B (Aptidão), Grupo C (Preferências) e Grupo Extra (Redação, atualidades e leituras obrigatórias).



Se vocês quiserem saber detalhadamente sobre este estilo de cronograma, é só deixar nos comentários que eu faço um post falando somente sobre isso.
 - Enquanto eu estava escrevendo esse post, lembrei de um post da Jenny que se assemelha muito com este. Se vocês quiserem dá uma conferida é só clicar aqui.

Então galera, por hoje é isso. Se você gostou deixe nos comentários, se quiser que eu detalhe melhor alguma das três dicas deixa ai nos comentários que eu faço um post exclusivo com o pedido de vocês... Obrigada pela atenção e até a próxima.

Um comentário:

  1. Gostei bastante das dicas,a verdade é que sem organização não dá certo.Tenho que fazer essas separações de matérias em grupos para ver se ajuda mais.Super legal colocar o post do Little aqui,obrigada :D
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, vamos ler, e responde-los! Obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dois Jeitos de Ser - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Daiane Santos ¬ Vitória Alves.
Tecnologia do Blogger.