Se tem uma coisa que eu acho muito importante é organização nos estudos. Há alguns meses atrás eu achava isso uma besteira!
1. Caderno de Organização
Se tem uma coisa que me ajudou muito tanto nos estudos quanto em outras partes da vida foi o caderno de organização. Com ele, minha vida ficou simplificada e bem mais organizada e produtiva! Eu até compartilhei com vocês aqui no DJS, se você não viu é só clicar aqui e vocês conhecem um pouco sobre o meu caderno de organização.
'Mas, Day em que o caderno de organização ajuda de fato?' Se você é que nem eu que sabe que tem que fazer algo e quando é para fazer simplesmente esquece ou fica procrastinando, o caderno de organização é justamente para você! E nos estudos é basicamente a mesma coisa, o caderno vai te ajudar a gerir melhor o seu tempo e fazer com que você cumpra com suas tarefas e tenha tempo suficiente para estudar.
2. Administre seu tempo
Agora é a hora de administrar o seu dia. Todos sabem que um dia tem 24 horas certo? Então não adianta dizer que queria que o dia tivesse 48 horas por que não adianta, ele não vai ter! E mesmo que ele tivesse 48 horas, se você é uma pessoa que não organiza o seu tempo não adiantaria de nada essas 48 horas!
Portanto, a dica é rápida e fácil: coloque no papel a sua rotina. Simples assim! 'Ah, Day! Mas eu não sei como escrever a minha rotina! Não sei como e o que escrever.' Então, vai dar um pouco mais de trabalho, mas é simples também! Pegue algumas folhas de caderno e escreva durante uma semana tudo o que você faz no dia a dia. Depois de uma semana leia o que escreveu, e pense se durante as quatro semanas do mês seu horário sofre alguma alteração. Se sofrer, creio que serão poucas então está ai a sua rotina! Agora é só procurar um espacinho na sua rotina e acrescentar o horário de estudar.
3. Cronograma de estudos
Depois de você ter o seu caderno de organização e de administrar o seu tempo, agora é a hora de montar o seu cronograma de estudos. Quando eu estava montando o meu, dei uma pesquisada bastante para saber a melhor forma de construir o meu de uma forma prática e que ficasse fácil de cumprir e não procrastinar.
O meu cronograma foi projetado para iniciar os estudos as 20:00hrs e finalizar as 22:00hrs. Pois, na minha rotina só tenho tempo neste horário. O segundo passo para a construção do cronograma foi separar as matérias por Grupos: Grupo A (Prioridade), Grupo B (Aptidão), Grupo C (Preferências) e Grupo Extra (Redação, atualidades e leituras obrigatórias).
Se vocês quiserem saber detalhadamente sobre este estilo de cronograma, é só deixar nos comentários que eu faço um post falando somente sobre isso.
- Enquanto eu estava escrevendo esse post, lembrei de um post da Jenny que se assemelha muito com este. Se vocês quiserem dá uma conferida é só clicar aqui.
Então galera, por hoje é isso. Se você gostou deixe nos comentários, se quiser que eu detalhe melhor alguma das três dicas deixa ai nos comentários que eu faço um post exclusivo com o pedido de vocês... Obrigada pela atenção e até a próxima.
Gostei bastante das dicas,a verdade é que sem organização não dá certo.Tenho que fazer essas separações de matérias em grupos para ver se ajuda mais.Super legal colocar o post do Little aqui,obrigada :D
ResponderExcluirBeijos ^.^