O youtube é uma das maiores plataformas de entretenimento atualmente. Muitas pessoas conquistaram a tão sonhada fama, o sucesso profissional, e várias outras oportunidades nesse meio. Porém, ao passear pelos maiores canais, percebe-se que a grande maioria é de pessoas brancas. Uma série de fatores fazem com que os negros não estejam nessa plataforma. A gente não consegue representatividade pela lógica racista da sociedade, que insiste em desvalorizar negros e negras, como se estes não tivessem capacidade ou talento para tal coisa. E representatividade é uma coisa muito importante sim! Por isso, trouxe hoje 6 canais de youtubers negros que falam sobre diversos assuntos, para que vocês possam conhecer. Por mais representatividade!
- Camila Nunes: Conheci a Camila através da Bianca Andrade, do Boca Rosa, quando elas lançaram um curso de maquiagem em pele negra. Ela criou o blog e o canal para compartilhar dicas de maquiagem para meninas de pele negra.
- Apenas Ana- sou uma grande admiradora da Ana Lídia! Ela é linda, fofa, simpática, e já inspirou diversas meninas, inclusive eu, a se amarem do jeito que são. Ela traz diversas dicas super legais para as cacheadas/crespas, já que ela ajudou várias meninas a passarem pela transição capilar, mostrando a sua própria transição.
- Preta Pariu - “Aqui vou compartilhar um pouco da minha vida de mulher negra, feminista, mãe de 4 crias lindas, que luta todos os dias para empoderar a mulher negra para que assim possamos ter esperança de uma sociedade mais humana. Como mãe defendo uma maternagem consciente e sobretudo me oriento ao combate a todo tipo de opressão”. Essa é a descrição do canal da Sá Ollebar, que já explica tudo, né? Lá ela aborda questões acerca da mulher negra, moda, beleza,maternidade, conhecimento e claro que questões raciais e feminismo.
- DePretas- a Gabi é incrível! Ela consegue tratar temas polêmicos com um bom humor enorme, os vídeos dela parecem uma conversa entre amigas. “Os dois motivos principais para começar o canal foram: representatividade e construção de novas narrativas. Eu, uma mulher negra de pele escura e com cabelos crespos, cresci sem me ver e ainda continuava não me vendo, já que mesmo no YouTube ainda é difícil encontrar mulheres no meu perfil. Por isso, achei importante entrar nesse universo para servir de inspiração para outras meninas. O segundo motivo surgiu pela minha inquietação de ver assuntos importantes sobre relações étnicas e raciais restritos às discussões acadêmicas”, explica Gabi.
- Afros e Afins- A Nataly é uma estudante de ciências sociais, superestilosa, militante negra e feminista. No canal ela aborda temas importantes como a estética negra, colorismo, moda consciente, empoderamento, e outros assuntos sérios, mas de forma super didática, além de ensinar a comprar roupas em brechós, por exemplo.
- As Tavares- Irlaine e Marcelly são duas irmãs se uniram e criaram um canal no youtube a fim de compartilhar dicas de auto maquiagem em pele negra. Uma marca das duas é diversidade de visuais, elas utilizam o método lace wig quando querem mudar o cabelo, e provam que não existe isso de "negra não pode usar tal cor".
Espero que tenham gostado do post, e entendam a importância da representatividade e como o racismo é presente em muitas ocasiões. Se gostou do post, me diz nos comentários, que trago mais do tipo! Beijos!
Gostei dos canais,a maioria não conhecia,mas fiquei encantada :)
ResponderExcluirTambém acho a Ana Lídia uma fofa e acho que ela tbm me ajudou no processo de me aceitar como sou e estar bem comigo mesma ♥
Enfim,adorei tudo :)
Beijos ^.^
Que bom que gostou! A Ana Lídia é mesmo incrível, né? Beijos ♥
ExcluirÓtimo post!
ResponderExcluirJá acompanho a Ana Lídia e a Nataly mas ainda não conhecia os outros canais, adorei o canal da Gabi! Gostei do jeitinho divertido dela falando sobre assuntos sérios.
Epílogo em Branco
Que post mais perfeito! Dessa lista só não conhecia o canal da Sá Ollebar e acabei de me inscrever! Eu realmente adoro esses posts que valorizam os criadores de conteúdos negros porque é um absurdo a diferença de inscritos comparados com outros canais que falam sobre nada.
ResponderExcluir