30 de jul. de 2015

A história do batom

   Eu sempre fui muito curiosa, e uma das coisas que eu sempre tinha curiosidade em saber é como surgiram as coisas, quem criou, e etc. Esses dias enquanto me arrumava para sair, veio na minha cabeça uma pergunta: como surgiu o batom? Então eu fui pesquisar, e como ontem foi comemorado o dia do batom nos Estados Unidos, resolvi compartilhar aqui com vocês!
   Gente, o batom é tão antigo, que não se sabe a identidade do seu criador! O que se sabe é que desde aproximadamente 3500 anos a.C., o ser humano utilizava sucos de frutas e de vegetais para colorir os lábios em rituais místicos, ou para fins medicinais, pois eles perceberam que os lábios eram frágeis e precisavam de proteção contra o frio e os raios UV do sol. Tempos depois, os mesopotâmicos e egípcios aperfeiçoaram o batom, mas ele era feito com algumas substâncias que podiam causar doenças e levar até à morte, por isso ficou conhecido como "O beijo da morte".
    Durante a Idade Média, quase todos os cosméticos foram abandonados, pois as pessoas seguiam as regras da Igreja Católica, que logo associou esses produtos ao demônio. O batom só retornou quando o médico e químico árabe, Abu al- Qasim al- Zahrawi criou o batom na forma sólida que conhecemos hoje. Mas o batom só começou a ganhar mais popularidade durante o reinado de Elisabeth I. Nessa época, surgiu uma moda em que as mulheres deixavam o rosto o mais branco possível, com ajuda de cremes, e contrastava com o batom vermelho. Ele era produzido com cera de abelha e tintas vegetais. Porém, quando a rainha Vitória subiu ao trono, o batom voltou a ser usado somente por atrizes e prostitutas, e só algum tempo depois, lentamente, as mulheres foram voltando a usá-lo.

    Em 1884 o batom moderno foi produzido por perfumistas franceses, mas ele era feito de sebo de veado, óleo de mamona e cera de abelha, e seu embrulho era um papel de seda. Em 1920 e 1930, o uso foi impulsionado mais uma vez por conta dos filmes mudos, e também nessa época, foi criada a embalagem que conhecemos hoje, com o tubinho que sobe e desce o produto.
    Hoje o batom é o cosmético mais usado pelas mulheres, e a cada dia melhora. Temos batons matte, cremosos, cintilantes, de todas as cores, hidratantes, com fator de proteção solar, e até rejuvenecedores! Enfim, eu dei uma resumida na história, por quê senão ia ficar muito grande, e espero que tenham gostado, bjos!

2 comentários:

  1. Conheço a história, realmente é bem interessante. Usamos sempre e nunca paramos para pensar sua origem..

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei,não sabia que fazia tanto tempo que o batom era usado *0* muito legal.
    É incrível ver quanto eles evoluíram ao longo dos tempos até chegar no produto que a gente conhece e tanto usa hoje,e as variedades são o que mais chamam atenção,tem para todos os gostos rs.Muito boa a postagem :D
    Beijos ^.^

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, vamos ler, e responde-los! Obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dois Jeitos de Ser - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Daiane Santos ¬ Vitória Alves.
Tecnologia do Blogger.